O Mercado Livre de Energia permite a negociação de energia elétrica por meio da compra e venda direta de entre geradores e consumidores, sem a intermediação de concessionárias reguladas. O mercado é baseado em leilões e oferece a possibilidade de escolha da melhor oferta conforme as necessidades de cada empresa consumidora. O Mercado Livre de Energia também fomenta a comercialização de fontes de energia renováveis, ampliando o acesso a fontes de energia limpa e contribuindo para a promoção da competitividade, eficiência e diversificação na indústria de geração e comercialização de energia elétrica.
– Maior Eficiência energética
– Liberdade de escolha de fornecedores
– Segurança energética
– Melhor controle de custos com a viabilidade de negociação prévia
– Adaptação de valores de acordo com as demandas da empresa
– Energia limpa e renovável
– Preservação ambiental e sustentabilidade
A decisão estratégica de contratar energia limpa e renovável possui inúmeros benefícios para o negócio, entre eles destaca-se a preservação do meio ambiente, já que fontes de energia renovável, como a energia solar, eólica e hidrogênio verde não geram emissões de gases de efeito estufa, consequentemente, não poluem o ar e a água. O plano de minimizar sua pegada de carbono é um diferencial efetivo para as organizações que buscam se atualizar e se destacar no mundo empresarial, gerando valor para sua marca e aumentando sua competitividade de mercado.
As perspectivas para o mercado brasileiro de energia são bastante otimistas, com a gradual abertura do mercado livre e o uso crescente de fontes renováveis de energia.
O mercado livre já responde por 34% de toda a eletricidade consumida no Brasil e já atinge negociações de R$ 162 bi, sendo as fontes renováveis de energia responsáveis por 48% da produção. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) planeja abrir o Mercado Livre de Energia de forma gradual e consistente, com um plano para que pequenos consumidores especiais tenham acesso ao mercado.